Tags

, , ,

Para que as flores ou verduras possam se desenvolver perfeitamente, elas precisam de proteção aos ataques externos e de um clima tropical. A função da estufa é proteger as plantas lá condicionadas, mantendo as melhores condições possíveis para um perfeito desenvolvimento. Mas não é apenas essa a função dela: é também reter o calor do sol e aprisioná-lo dentro dela.

Não é difícil de entender, veja só: os raios solares atravessam o vidro e aquecem o solo, liberando raios infravermelhos (aliás, todo corpo aquecido libera radiação infravermelha). Esse calor proveniente do solo aquece a massa de ar quente que sobe ao teto da estufa, e não se perde porque ele é aprisionado. O vidro é o mais indicado para esse tipo de aplicação, já que ele deixa passar 90% da radiação solar, ajudando a reter calor. Quanto ao material sintético, apesar de mais barato e por vezes mais resistentes que o vidro, capta menos luz solar.

Para se ter um mosaico de cores, vitalidade nas folhas, rendimentos satisfatórios é imprescindível o uso de estufas. Ou então, apenas uma geada ou vento forte já se estraga o tempo dedicado às plantas – e, claro, todo o investimento nelas empregado. Não importa se lá fora é frio, a estufa deixa sempre o tempo ideal para as plantas. Deve-se fazer como fez o Pequeno Príncipe (de Saint Exupéry), que guardava sua tão preciosa e frágil flor em uma redoma de vidro, para protegê-la.

Você sabia qual a função de uma estufa? Comente, deixe sua opinião!


About these ads