Você tem o hábito de reciclar vidros?
Segundo dados da Folha de São Paulo, a indústria de vidro negocia um acordo que poderá fazer do Brasil uma potência verde, capaz de reciclar de 95% a 100% das embalagens de vidro consumidas no país. Atualmente 47% dessas embalagens são recicladas, de acordo com a Abividro (Associação Brasileira da Indústria do Vidro). 
Segundo Lucien Belmonte, superintendente da Abividro, o setor foi o primeiro a apresentar um projeto ao governo após a sanção do marco regulatório dos resíduos sólidos, no final de 2010. Para viabilizar essa ambição, indústrias como a Veral- lia, do grupo francês Saint Gobain, se propõem a comprar todo o caco brasileiro.
  Além de contribuir com o meio ambiente, a reciclagem é um caminho que gera empregos. Só em catadores, são entre 800 mil e 1 milhão de profissionais, além de uma indústria ainda informal com 40 mil coletoras organizadas de sucata e 700 cooperativas.
Vale ressaltar que, as duas exigências são que o caco tenha volume suficiente para operacionalizar o processo e que o preço desse dejeto seja o mesmo do que pagariam pela matéria-prima virgem; do contrário, teriam de repassar os custos.
Faça sua parte também, recicle seu vidro!
Anúncios