É muito difícil viver hoje no ambiente urbano sem notar a poluição sonora. Barulhos de carros, sirenes, alarmes, aparelhos eletrônicos, alto-falantes.Entram na vida (e na casa) das pessoas sem permissão, perturbando não só os momentos de descanso, mas também os de trabalho.

Os profissionais de arquitetura sabem que a infraestrutura projetada para barrar os sons invasores é, hoje, muito valorizada por quem compra imóveis na área urbana. E um dos grandes aliados dos arquitetos na busca pelo conforto acústico é o vidro.

Existem vidros de características especiais capazes de filtrar boa parte do som que vem de fora. Esses materiais são especialmente desenvolvidos para essa função e podem bloquear em média 40 dB do som total que entra no ambiente. No caso dos vidros duplos com câmara preenchida com gás argônio, esse bloqueio pode ultrapassar os 50 dB.


 Os vidros

Existem diferentes tipos de vidro que podem ser usados para obter conforto acústico. O duplo (também conhecido como insulado) e o laminado com resina ou polivinil butiral (PVB) são os mais vistos. Assim como acontece com diversos outros produtos nas áreas de engenharia e arquitetura, a escolha entre um ou outro é principalmente uma questão de adequação à obra.

Anúncios