Hoje preparamos uma lista de vidros especiais existentes no mercado. Confira:

Antivandalismo: esses vidros são projetados para frustrar ataques rápidos como o lançamento de um tijolo, por exemplo, sem desprendimento de pedaços de vidro enquanto se aguarda sua reposição. Evita-se dessa maneira o roubo, a deterioração dos objetos pelas intempéries e os fragmentos de vidros espalhados pelo chão.

Fusing: é o vidro utilizado em decoração ou em peças utilitárias feitas a partir do sistema de fusão de vidros ou de cacos moídos que utiliza o mesmo nome. Nas vidraçarias, o sistema fusing permite o aproveitamento de sobras, transformando-se, em alguns casos, na atividade principal da empresa. Os produtos que recebem toques artísticos deixam de ser comparados com similares do mercado e podem proporcionar uma margem de lucro maior, principalmente se forem direcionados a um público que exige e valoriza essa personificação.

Auto-limpante: muitos projetos criativos têm limitado a utilização de vidros unicamente pela dificuldade de limpeza. Com certeza, vidro sujo desvaloriza a obra e mantê-la sempre limpa pode representar custo de manutenção extra.

Colorido: além da aplicação artesanal de tintas especiais para vidros e do processo de serigrafia, existem três formas de produção industrial de vidro colorido: aplicação de aditivos na massa; deposição de camada refletiva; e laminação de película plástica colorida. Os vidros impressos e float coloridos na massa distinguem-se dos incolores pelo fato de aditivos minerais serem incorporados em suas composições, conferindo-lhes de um lado coloração e, de outro, proporcionando-lhes o poder de barrar um mínimo de radiação solar. São produzidos nas cores fumê (cinza), bronze, verde e azul.

Craquelado: São vidros laminados compostos por uma lâmina interna de vidro temperado com duas lâminas externas de vidros comuns (float). No processo de produção do craquelado, o vidro temperado interno é quebrado e fragmenta-se, ficando aderido à película plástica e preso às lâminas externas.

Fonte: Portal Vidros Temperados