Tags

, , ,

Você já imaginou ter na sua casa vidros que te protejam de explosões?

Pesquisas estão sendo desenvolvidas para a criação de um novo tipo de vidro resistente a explosões, já que os existentes no mercado atualmente possuem uma espessura grossa, dificultando o encaixilhamento nas esquadrias dos edifícios.

O novo vidro é muito mais fino e têm as mesmas propriedades resistentes que o antigo. É laminado e tem cerca de 6 milímetros de espessura, sendo feito a partir de duas folhas finas de vidro recheadas por um componente plástico reforçado com fibras de vidro. Sua força vem da combinação destas fibras em uma longa peça embebida em líquido plástico e unidas com cola transparente, tudo para manter a transparência do conjunto.

O vidro resultante é muito forte, fino e claro, além de caber nas vidraças. Segundo os pesquisadores, o preço acessível e a facilidade de instalação poderiam encorajar o uso generalizado dessas janelas resistentes em estruturas civis, protegendo a vida dos ocupantes contra múltiplas ameaças e perigos.

Os pesquisadores já testaram o vidro, expondo um painel pequeno do material a uma explosão. Os resultados foram fantásticos: enquanto a descarga da bomba quebrou o painel, a superfície frontal ficou completamente intacta.