Tags

, , ,

Você já pensou em ter uma cortina de vidro em sua casa? Será que isso é possível?

É sim, e já está disponível no mercado. Com várias outras denominações, a cortina de vidro é um sistema no qual os vidros laminados perdem ou ganho opacidade com um simples apertar de botão, eliminando a necessidade do uso de persianas e sendo mais uma opção de divisão de ambientes.

Os vidros com controle de transparência são montados com duas chapas de vidro laminado, entre as quais é colocado um filme composto por cristais líquidos (LCD) onde atua um campo de eletricidade. Se a corrente estiver desligada, os cristais líquidos ficam desalinhados, impedindo a passagem de luz e tornando o vidro translúcido. Se estiver ligado, os cristais alinham-se, tornando o vidro transparente imediatamente.

Apesar de mais cara, o preço do metro quadrado para o consumidor chega a de US$ 3,2 mil, a tecnologia consume pouca energia e permite diversos efeitos visuais decorativos na alternância dos estados translúcido e transparente. No estado translúcido, o vidro também pode ser utilizado como tela de vídeo para retroprojetores ou projetores multimídia.

E você? Teria uma cortina de vidro na sua casa ou escritório? Deixe seu comentário.