Tags

, , , , , ,

Foto: Blog Energia Renovável

Um estudo liderado por Jan Kleissl, professor de engenharia ambiental na UC San Diego Jacobs School of Engineering concluiu que, além de gerar energia, os painéis solares têm a propriedade de moderar a temperatura interna de edifícios.

Pelo uso de imagens térmicas, os pesquisadores analisaram que, a temperatura interna de um prédio com painéis de vidro fotovoltaico em sua cobertura foi de aproximadamente 5ºC abaixo dos que ficam diretamente expostos ao sol. À noite, os painéis também exercem controle térmico, mantendo a temperatura interna, o que reduz a necessidade do uso de aquecedores no inverno.

No Brasil, pela forte incidência dos raios solares, cada metro quadrado do painel produz cerca de 190 kWh de energia elétrica por ano. Assim, um local com 12 m² de painéis instalados e consumo próximo a 190 kWh pode gerar toda energia necessária, diminuindo os gastos.

Segundo os estudos de Kleissl, a não utilização de climatizadores, gera uma economia energética de, em média, 5%. Com isso, os painéis fotovoltaicos proporcionam benefícios que vão além da geração de energia limpa, tornando-os uma opção com benefícios práticos e econômicos.

Saiba mais sobre os vidros fotovoltaicos clicando aqui.