Tags

, , ,

Uma parceria entre pesquisadores da China e dos EUA resultou na criação de um novo vidro inteligente, capaz de reagir de acordo com a temperatura do meio ambiente. Esse vidro age como bloqueador térmico durante o inverno, evitando que o calor do ambiente interno escape. Já no verão, o vidro reflete a radiação intravermelha, o que evita o aquecimento do mesmo. E melhor ainda, é tudo feito de forma automática.

Crédito: Zhang et al.

Para elaborar este vidro, o Dr. Zhong Ling Wang, do Instituo de Tecnologia da Geórgia, utilizou sua experiência com óxidos e cerâmicas e cirou um material comporta por várias camada. O material primário utilizado é o dióxido de vanádio (VO2),  que vai de um estado transparente em baixas temperatura, o que permite que a radição infravermelha passe,  à um estado sem-transparente em altas temperaturas, impedindo ela passe para o ambiente interno.

Pelo fato  VO2 do de não ser um bom isolante térmico e de só ser produzido em altas temperaturas, ele é combindo com uma camada de óxido de estanho (SnO2) entorpecida em pequenas camadas de fluor, gerando um composto chamado FTO (Flourini, Tin, Oxygen). Essa camada melhora a cristalinidade da películo de VO2 e baixa a temperatura para aproximadamente 390º . Por último, adiciona-se ao vidro uma camada anti-reflexiva de óxido de titânio (TiO2).

E você? Gostou dessa novidade? Então deixe seu comentário.