Tags

, , , ,

O blog da Vidronovo já trouxe diversos exemplos em que o vidro reflete a ideia de modernidade e vanguardismo. Hoje vamos citar mais dois exemplos, o Balneário Camburiú Shopping Center, o único shopping horizontal de Santa Catarina, e o Shopping de Piracicaba.

Cúpula do Shopping de Piracicaba. Crédito: M. Germano/JP

Inaugurado em 2007, a iluminação natural propiciada pelo uso correto de vidros é um dos grande pontos fortes do projeto do Camburiú Shopping Center, em especial de uma grande marquise de vidro que fica sobre o acesso principal do shopping. Nessa marquise foram utilizados módulos de vidros grandes, instalados com o sistema Skylight sobre uma estrutura metálica atirantada. Projetado pelo escritório de arquitetura Dória Lopes e Fiúza de Curitiba, o shopping além da iluminação natural possui corredores amplos, facilitando a movimentação de clientes.

Em Piracicaba, a utilização dos vidros tecnológicos também traz um ar de modernidade. Projetada pelos arquitetos Cristiane Furlan e Paulo Machado, a cúpula localizada no acesso ao cinema do shopping utiliza os vidros futuristas, ou vidros tecnológicos, que aliam lâmpadas LED aos vidros e garantem um aspecto super moderno ao projeto. “O intuito desta obra foi agregar iluminação natural ao espaço e diminuir o calor e incidência de raios solares”, disse Cristiane Furlan.

E você? Que cara você acha que o vidro dá para os projetos arquitetônicos? Deixe seu comentário!