Tags

, , , ,

Você já conferiu aqui a história do vidro no Brasil, mas você sabe como e quando o vidro surgiu?

Sendo uma das descobertas mais fascinantes do homem, ainda há alguns buracos negros na história da criação do vidro. A princípio, os primeiros exemplares foram encontrados em tumbas egípcias, o que nos leva a crer que o material já era conhecido há mais de 4.000 anos a.C.

 O Líbano foi mencionado por Plínio Caio Segundo, um dos maiores historiadores da antiguidade, como a casa do vidro. Em uma de suas hipóteses, os navegadores ao deixarem acesas fogueiras construídas em pedras de carbonato de cálcio sobre a areia de uma praia, observaram que, após sofrer a ação do calor, durante toda a noite, se formava no local um líquido transparente, o vidro.

Já na versão mais recente escrita pelo mesmo historiador, a hipótesse é de que teria  ocorrido uma fusão natural de areia em virtude de um incêndio provocado por raio que resultou no vidro. É provável que o vidro tenha realmente sido descoberto acidentalmente. Mas, também há hipóteses de que não tenha surgido naturalmente, mas da queima de peças cerâmicas, ou com a fusão das primeiras peças metálicas pouco antes da Idade do Bronze.

As mais antigas peças cerâmicas com revestimento de vidro ou esmaltadas com o material datam de aproximadamente12.000 a.C.

E você, como acha que o vidro surgiu? Deixe seu comentário!