Tags

, , , , ,

Vidro líquido e que atua no combate à incêndios? Sim, cientistas russos desenvolveram um vidro líquido capaz de controlar incêndios em florestas sem prejudicar o meio ambiente.

Crédito: Portal Boa Notícia

Segundo Vassili Lotov, professor do Instituto de Física e Tecnologia de Ponta da Universidade Politécnica de Tomsk, o método de combate consiste na transformação do vidro em solução  aquosa, criando a chamada cola de papel ou cola silicosa. Quando essa solução atinge o foco da combustão, a água evapora  gerando uma queda de temperatura na área incendiada. Em seguida, o vidro líquido transforma-se em uma película que encobre a superfície da combustão. Após isso, o material sofre mais uma transformação com o surgimento de uma camada de espuma não inflamável, que controla as chamas.

Os testes foram aplicados com êxito em quatro casos: em uma casa de madeira, em pneus de carro, em assadeiras com líquido inflamável e em vegetações. Duas equipes participaram das experiências: uma usou o método tradicional (com água e espuma) e a outra utilizou o vidro modificado, que controlou o incêndio em menor tempo e com maior eficiência.