Tags

, , , , ,

Atendendo à pedidos feitos em nosso perfil no facebook, hoje o blog da Vidronovo fala sobre reciclagem.

Todos os dias no Brasil milhares de embalagens em vidro como medicamentos, perfumes, cosméticos, produtos alimentícios e bebidas têm como destino o lixo. Isso não faz sentido se pensarmos que o vidro pode e deve ser 100% reciclado.

Pensando em contribuir com o meio ambiente e proporcionar recursos financeiros ao país, a Abividro (Associação Brasileira das Indústrias Automáticas de Vidro) juntamente com o Ministério de Meio Ambiente desejam instalar um modelo de gerenciamento da reciclagem do vidro inspirado no comportamento europeu.

library

O processo de reciclagem instalado na Alemanha em 1991 rendeu de 37% dos produtos reciclados para 87%. A idéia consiste em instalar uma instituição responsável nas relações entre os municípios, fábricas de vidro, envasadoras, cooperativas de catadores, além de criar campanhas de conscientização de reciclagem e distribuir caçambas de lixo para as embalagens de vidro de acordo com a cor (transparente, verde e marrom).

Ao aderir o modelo europeu no Brasil a estimativa é ultrapassar os R$ 60 milhões/ano  movimentados para R$ 120 milhões, o que ainda consiste em apenas 50% da reciclagem.

E você, acha interessante esse projeto ao país? Deixe seu comentário!