Tags

, , , , ,

As férias estão chegando e que tal aproveitar para descansar e, ao mesmo tempo, colaborar com o meio ambiente?

Crédito: Divulgação

Um projeto de resort do arquiteto Orlando de Urrutia procura unir a tecnologia e meio ambiente, por meio da interação com a natureza e da utilização de energia sustentável. A obra tem o formato de uma gota d’água e é inteiramente feita de alumínio, concreto e, principalmente, vidro.

Um lado do projeto será composto por painéis de vidro fotovoltaicos, um vidro semi-incolor que converte a luz solar em energia elétrica. Já o lado oposto à captação da luz, terá uma entrada para passagem de ar. A intenção é que o ar ganhe força ao passar pelo pátio central e impulsione máquinas, produzindo energia elétrica, que sustentará os equipamentos do prédio.

Crédito: Divulgação

Os painéis fotovoltaicos também serão mesclados com filtros especiais para converter a umidade do ar em água líquida e boa para o consumo. A água da chuva também será reaproveitada e, como o projeto destina-se a locais litorâneos, a água do mar passará pelo processo de dessalinização para ser consumida.

E o projeto não para por ai. Abaixo do nível do mar, um aquário todo em vidro permitirá a visão de 360 graus do oceano e da vida marinha.O prédio servirá como hotel, SPA, salão de conferência, restaurante, enfim, será um centro de lazer, em que a tecnologia esteja em harmonia com os elementos da natureza

O projeto foi desenhado para lugares como o Brasil, onde existem praias e o clima é quente e úmido.