Tags

, , , , ,

O engenheiro Jason Giddings uniu tecnologia e vidro em um projeto inovador: um teclado e um mouse de vidro.

O projeto, apresentado no portal de produtos conceituais Kickstarter, tem um design futurista e utiliza vidro curvo e temperado no corpo dos produtos e metal, na base. Tanto o mouse quanto o teclado são multi-touch, portanto, não possuem teclas.

A tecnologia utilizada é uma tela de vidro sensível ao toque ou FTIR (do inglês Frustrated Total Internal Reflection). Nela estão instalados LEDs infravermelhos, posicionados na borda e que emitem uma luz constantemente. Quando tocamos na superfície do vidro a luz propagada é interrompida, assim o sinal neste ponto é desviado para baixo, permitindo a leitura por uma câmera, instalada na base de metal. Só então o programa multi-touch localiza o toque e envia a informação para o computador, que irá traduzir o sinal e executar a função.

Parece complicado, mas esta ação é feita em frações de segundos. A tecnologia ainda apresenta a vantagem de reconhecer toques simultâneos, além de não ter necessidade de cliques para aumentar, diminuir e girar imagens. E para os que são mais desastrados, o teclado, é resistem a pequenas quedas e a líquidos.

O projeto já recebeu 118 mil dólares para poder ser iniciado, entretanto não tem valor ou previsão para ser lançado no mercado.