Tags

, ,

Vidrado

Grande parte dos aparelhos touchscreen possui um vidro de proteção contra a oleosidade da pele, mas, com o tempo, ele se gasta.

Pensando nisso, pesquisadores do Instituto Max Planck, em Mainz, na Alemanha, desenvolveram um vidro capaz de proporcionar uma proteção definitiva contra óleos da pele e marcas de impressões digitais.

O experimento dos pesquisadores foi publicado na revista Science e é bastante interessante: quando uma lâmina de vidro é submetida ao fogo de uma vela, cria-se uma camada escura de fuligem na superfície do vidro. Essa camada –que é composta de microesferas com 30 a 40 nanômetros de diâmetro- possui a textura ideal de anti-aderência a óleos.

Para proteger a fuligem e torná-la transparente, a tela de vidro foi recoberta com uma camada de sílica de 25 nanômetros de espessura e, por fim, levada a 600ºC em um forno para fundir a substância e o vidro.

Infelizmente, como a técnica ainda não foi desenvolvida para ser realizada em larga escala, a novidade ainda vai demorar a chegar à tela do seu smartphones.

O que você achou desta novidade?Deixe o seu comentário